Hortaliça indiana ganha espaço no país

0
15

Algumas hortaliças são parecidas e usadas de maneira semelhante, a Coccinia grandis, também conhecida como cabaça escarlate, tindora e fruta kowai, é uma videira tropical que cresce principalmente em climas tropicais e, geralmente é encontrada nos estados do sul da Índia, onde faz parte da culinária local. Sua distribuição é nativa e se estende da África à Ásia, incluindo Índia, Filipinas, Camboja, China, Indonésia, Malásia, Mianmar, Tailândia, Vietnã, entre outros.
Sendo uma planta trepadeira perene com gavinhas únicas e folhas glabras, as folhas possuem cinco lóbulos e têm 6,5 a 8,5 cm de comprimento e 7 a 8 cm de largura, podendo gerar flores femininas e masculinas que emergem nas axilas do pecíolo e possuem três estames.
No Brasil também é conhecido como pepino em conserva, é encontrada principalmente em hortas, chácaras, até mesmo plantados em fundos de residências.

Controle de plantas daninhas

É muito difícil controlar esta planta fisicamente, a colheita manual normalmente não mata a planta, mas sim quebra as mantas da videira em pedaços menores e a planta é capaz de se restabelecer quando toca o solo. Esses métodos podem piorar a infestação e aumentar a necessidade de métodos de controle mais rigorosos. Na medicina tradicional, as frutas são usadas no tratamento da lepra, febre, asma, bronquite e icterícia, possuindo potencial estabilizador de mastócitos, anti anafilático e anti-histamínico.

Foto: Leandro Gasparetti