Foto: Freepick

Antes mesmo da chegada de espécies estrangeiras por aqui, as abelhas nativas ou abelhas sem ferrão já povoavam o Brasil, sendo as principais responsáveis pela polinização da grande maioria de plantas do nosso país. Em torno de 90% das espécies da Mata Atlântica dependem das abelhas sem ferrão para se reproduzirem, sendo ainda, responsáveis por 80% da polinização agrícola. São conhecidas também como melíponas e, a sua criação racional é denominada como meliponicultura, atividade que caiu no gosto de muita gente.

Existe uma variedade de espécies, mais de 300, entre elas Jataí, Mandaçaia, Uruçu, Guaraipo, Manduri, Bugia, Mirim e outras centenas. Essas abelhas produzem mel orgânico, com aroma e sabor diferenciados, sendo até 3 vezes mais valorizado que o mel produzido pelas abelhas com ferrão.

Foto: Leandro Gasparetti

A criação de abelhas nativas sem ferrão oferece uma série de benefícios ao produtor, aproveitando o mel, pólen e própolis. Para o manejo, não são necessários equipamentos de proteção, são abelhas dóceis, por isso, podem ser criadas em residências e em áreas urbanas. As colônias vivem em caixas de madeira, geralmente disponibilizadas por um meliponicultor, se alimentam do pólen das flores e ali mantêm o controle da produção e a família fortalecida.

Foto: Leandro Gasparetti

Em Novo Horizonte, Ailton Fontana é apicultor e meliponicultor, trabalha com a criação e manuseio de abelhas nativas sem ferrão da espécie Jataí e Mandaçaia, visando a produção de mel e própolis. Em seu negócio, ele comercializa o mel e seus derivados das abelhas Apis e da Jataí. “O mel da jataí é popularmente conhecido como medicinal, considerado um antibiótico natural. Seu valor é mais elevado, porque as abelhas produzem apenas 500 ml de mel por ano. Com a pandemia, tivemos um grande aumento nas vendas, tanto de mel, como da própolis”, conta Ailton.

Diferenciação: Mel de Jataí – De coloração clara, levemente ácido e muito bastante popular por suas propriedades medicinais; Mel de Mandaçaia – Mel claro, é mais fluído por ter maior teor de água, sabor mais suave e adocicado de acordo com a florada.

Curiosidade: Apesar do nome popular sem ferrão, essas abelhas possuem ferrão, porém ele é atrofiado, sendo assim incapazes de ferroar.

*Matéria da edição 42- Junho/Julho 2021 da Revista Magazine AgroFest