O batismo de fogo de uma piloto e hiato da política contra incêndios

0
31

Foto:Divulgação

No último dia 20, Joelize Friedrichs se tornou a primeira mulher piloto agrícola de combate a incêndios do País, com o setor ainda no aguardo de uma política que valorize a inteligência de recursos contra as chamas no País

A gaúcha Joelize Friedrichs, 31 anos, se tornou neste mês a primeira mulher piloto agrícola de combate a incêndios no Brasil. O batismo de fogo foi em uma operação no município de Campo Alegre de Lourdes, no norte da Bahia. A piloto da Aeroterra Aviação Agrícola está na região desde sexta-feira (dia 20), com a empresa atuando ali a serviço do Programa Bahia sem Fogo, da Secretaria de Meio Ambiente do Estado. Natural da cidade gaúcha de Não-Me-Toque e piloto agrícola desde 2012, Joelize começou a atuar este ano no oeste da Bahia e concluiu no início do mês o seu treinamento para operações contra as chamas.

As operações em Campo Alegre de Lourdes começaram com duas aeronaves turboélice agrícolas, que se somaram a outras duas nesta semana. Os quatro aviões garantem suporte a equipes com cerca de 60 bombeiros e brigadistas. Além do apoio de veículos e máquinas das prefeituras local e do município vizinho de Pilão Arcado. As chamas ocorrem em uma região de caatinga e de ventos fortes. O fogo começou na última quinta-feira (10), em uma região conhecida como do Baixão do Jacu e já se alastrou para outras seis localidades.

Fonte:Sindag