Foto: Divulgação

O prefeito Edinho Araújo e o secretário de Agricultura e Abastecimento de Rio Preto, Pedro Pezzuto, participaram nesta terça-feira, 30, em Campinas, da celebração dos 130 anos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Em evento conduzido pelo vice-governador Rodrigo Garcia, ao lado do secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Itamar Borges, foi realizada a assinatura de convênio do Governo de São Paulo ao programa Pró-Genética da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu – ABCZ.

As tratativas deste importante marco para a agropecuária paulista e nacional foram iniciadas em Rio Preto, durante lançamento e abertura da 58ª EXPO Rio Preto – Edição Especial Julgamentos, realizada de 28 de setembro e 3 de outubro e da qual a ABCZ foi responsável pelos julgamentos zebuínos.

“Esta é uma excelente notícia para todo a agroeconomia de São Paulo, que tem dado grande contribuição ao país. Ficamos especialmente felizes por termos acolhido a solicitação dos criadores e iniciarmos pela Região Metropolitana de São José do Rio Preto as iniciativas do Pró-Genética no estado”, destaca o prefeito.

O programa Pró-Genética da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu – ABCZ tem por objetivo contribuir para o aumento da produção sustentável de carne e leite de origem bovina, beneficiando pequenas e médias propriedades, proporcionando a pequenos e médios pecuaristas aumento de renda. Além disso, por ter a participação de governos federal, estaduais e municipais, o programa é um estímulo à criação de políticas públicas de fomento e apoio financeiro para pequenos e médios produtores.

Outro ponto é que o Pró-genética busca estabelecer uma conexão real e contínua entre o segmento da produção de genética especializada (os chamados rebanhos “elite”) e a base da produção (rebanhos comerciais), de forma a garantir o fluxo de genética superior para a base produtiva. Além disso, essa conexão deve permitir, no médio prazo, que os rebanhos comerciais retroalimentem o segmento da seleção com suas demandas reais, contribuindo dessa forma para um alinhamento de esforços.

Integram o programa Pró-Genética ABCZ: criadores ofertantes de genética superior, órgãos de extensão rural, órgãos de pesquisa, órgãos de defesa sanitária, SENAR, agentes financiadores, federações, sindicatos rurais, prefeituras ou agentes, promocionais.

Outros projetos

A comemoração dos 130 anos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo foi marcado pela inauguração de quatro novos laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia agropecuária foram inaugurados na sede do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), órgão pesquisa da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios.

Durante o evento também foi assinado novo decreto do SISP (Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal), que permite que São Paulo dê continuidade à adesão ao SISBI (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal), iniciativa que ampliará a comercialização de produtos para todos o país.

Fonte: Prefeitura de Rio Preto

Compartilhar