Foto: Divulgação

A feira é aberta ao público gratuitamente até domingo, 12/12

A FENOVI – Feira Noroeste Paulista de Ovinos, cuja programação segue até domingo, 12/12, no Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucatto, em Rio Preto, teve a sua abertura realizada na manhã desta quarta-feira, dia 8. O prefeito Edinho Araújo destacou a importância da feira na consolidação da região como referência nacional da ovinocultura.

“A ovinocultura tem todas as condições para crescer na região de Rio Preto, e a FENOVI é o primeiro passo para a consolidação desse projeto, que já conta com o apoio do governo estadual”, disse o prefeito, referindo-se a um protocolo de investimentos que será assinado no domingo, 12, pelo secretário estadual de Agricultura e Abastecimento Itamar Borges, que foi representado pelo chefe da Casa de Agricultura de Rio Preto Galdino Flávio de Almeida Filho.

O secretário municipal de Agricultura Pedro Pezzuto destacou que a ovinocultura é mais uma cadeia produtiva do segmento rural a ser desenvolvida na região, fortalecendo o agronegócio, que é referência para todo o País. “A FENOVI já nasceu forte e em breve vamos começar a colher os frutos dessa semente que está sendo plantada agora”, comentou.

Presidente da Associação Noroeste Paulista de Ovinocultores (ANPOVINOS), organizadora da FENOVI, Paulo Vianna fez um agradecimento especial aos criadores de ovinos que participam da feira, trazendo animais de excelência genética. “A feira é a oportunidade para produtores e criadores da região terem um panorama completo da ovinocultura brasileira na atualidade. Essa é a primeira de muitas edições.”

Na abertura da FENOVI, o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Dorper e White Dorper (ABCDorper) Valdomiro Poliselli Junior afirmou que a feira rio-pretense está recebendo a melhor geração de ovinos dessas duas raças no Brasil. “A ovinocultura é atividade de subsistência em muitas partes do Brasil e de alta produção em outras, mas ainda carece de apoio, investimento e reconhecimento. A FENOVI marca essa retomada da ovinocultura no noroeste paulista e os produtores já identificaram que Rio Preto tem potencial para a consolidação desse projeto.”

O mesmo entusiasmo marcou a fala do presidente da Associação Paulista dos Criadores de Ovinos (Aspaco) Francisco Manoel Nogueira Fernandes que destacou a importância da feira no desenvolvimento da ovinocultura na região e seu maior fortalecimento no território paulista.

A cerimônia de abertura ainda contou com a participação do vice-presidente da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), Marcelo Ártico; do médico veterinário da Defesa Agropecuária do Estado Danilo Ferreira, responsável pelo Programa Estadual de Sanidade de Caprinos e Ovinos; do vereador rio-pretense Odélio Chaves representando a Câmara Municipal; e do presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Ovinos (ARCO) Edmundo Ferreira Gressler.

Protocolo anti-covid

A FENOVI segue até domingo, 12, no Recinto de Exposições. O evento é aberto ao público e a expectativa da organização é receber 5 mil pessoas em cada dia de feira. Visitantes, assim como todos os envolvidos na organização, deverão atentar aos protocolos sanitários contra a covid-19, permanecendo de máscara, respeitando o distanciamento físico e utilizando álcool em gel nas mãos.

Em cumprimento ao decreto municipal nº 19.051/21, para ter acesso ao recinto, os frequentadores deverão apresentar comprovante de vacinação, físico ou digital, por meio do Conecte SUS ou Poupatempo Digital, que pode ser gerado nos aplicativos disponíveis para download em smartphones.

A FENOVI tem a correalização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, e apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Ovinos (ARCO), da Associação Paulista dos Criadores de Ovinos (ASPACO) e da Associação Brasileira dos Criadores de Dorper e White Dorper (ABCDorper).

FENOVI – Feira Noroeste Paulista de Ovinos
Quando: De 7 a 12 de dezembro
Horário: 8h às 18h
Onde: Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucatto
Entrada e estacionamento gratuitos
Site: www.fenovi.com.br
Flickr: www.flickr.com/photos/fenoviriopreto

Assessoria de Imprensa:

Thecer Comunicação Integrada
Melissa Cerozzi: thecercomunicacao@gmail.com e (11) 99434-6507
Harlen Felix: harlen.felix@gmail.com e (17) 99121-5800
Alexandre Silva alexandresilvajornalista@hotmail.com e (17) 9971-9030