A diretoria da Associação Paulista de Produtores e Beneficiadores de Borracha (APABOR) esteve presente durante a assinatura da Resolução de Produção de Mudas de Seringueira Não Comerciais. O documento foi assinando pelo Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Itamar Borges, no Recinto de Exposições “Alberto Bertelli Lucatto durante a FENOVI.
A normativa é direcionada à produção de mudas não comerciais, prática comum e muito importante, especialmente pelo fato de que a produção de mudas, desde 2005, vem sofrendo uma série de problemas estruturais e se encontra hoje desarticulada no Estado. “Até que se reestruturem os viveiros comerciais e a produção de mudas, toda alternativa de produção é muito bem-vinda”, explica o diretor executivo da APABOR, Diogo Esperante.
A produção não comercial como alternativa para plantio traz facilidades ao produtor. Uma delas é relacionada ao transporte. “Como ele está plantando a muda com sua própria terra, não precisará transportá-la. Isso cria, então, algumas facilidades, sobretudo ligadas à questão fitossanitária – já que, como esse produtor não movimentará a muda, não haverá risco de disseminação de nematoides, por exemplo”, destaca
Diogo.
Mas para isso o Produtor precisa ter segurança jurídica. “Sem a normativa, ele fica numa situação insegura, já que pode vir a ser enquadrado de forma equivocada como um viveiro comercial. Agora, a assinatura da normativa vai trazer não somente a segurança genética e fitossanitária, mas, também, a segurança jurídica de que o produtor não será enquadrado em exigências exclusivas de viveiros comerciais”, explica o diretor executivo da APABOR.
Essa é mais uma vitória do nosso Secretário Itamar Borges em nome da Heveicultura. A APABOR apoia esta iniciativa e segue trabalhando por melhorias para todo o setor da heveicultura paulista.
Com informações: APABOR