Foto: Divulgação

Autoridades municipais, estaduais e federais marcarão presença na abertura oficial do evento

É dada a largada para a 11ª Aquishow Brasil. O evento começa amanhã, dia 24/05, às 7h, no Centro Avançado de Pesquisa e Desenvolvimento do Pescado Continental, do IP-APTA (Instituto de Pesca), em São José do Rio Preto (SP).

A PeixeSP (Associação de Piscicultores em Águas Paulistas e da União) é a organizadora da melhor feira de negócios e conhecimentos da aquicultura nacional. Também participam como coorganizadores a Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento; e o Governo do Estado de São Paulo, por meio do IP-APTA, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

O evento ainda conta com o apoio da ACIRP (Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto) e do Governo Federal, por meio do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), além do patrocínio do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

Neste primeiro dia, o credenciamento começa às 7h e, em seguida, haverá a cerimônia de abertura oficial, com a presença de autoridades federais, estaduais e municipais, tais como o Secretário de Aquicultura e Pesca do MAPA, Jairo Gund; o Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Francisco Matturro; a Secretária Executiva de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, Marina Bragante; o Prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo; e o Secretário Municipal de Agricultura e Abastecimento, Pedro Pezzuto.

Logo depois, está prevista a entrega de troféus aos vencedores do 1º Prêmio Personalidades Brasileiras de Aquicultura – Aline Brun & Geraldo Bernardino, que homenageará um homem e uma mulher que contribuem ativamente para o setor de pescados.

A palestra magna, “Caminhos da Proteína Aquática para Consolidação do Brasil como um Grande Player do Pescado”, com o conferencista internacional e professor doutor José Luiz Tejon, está marcada para as 11h30, encerrando as atividades da manhã.

Já no período da tarde, teremos o workshop “Sanidade Aquícola – Plano Nacional de Sanidade e os Desafios para sua Implantação na Aquicultura Brasileira”, com representantes da PeixeBR (Associação Brasileira de Piscicultura) e do MAPA; e o painel “Papel e Contribuições das Mulheres para a Aquicultura Brasileira – Passado, Presente e Futuro”, com 12 vozes femininas.

A programação será encerrada com o jogo AquaQuiz e a entrega de certificados de menção honrosa aos participantes do 1º ELAPC (Encontro Latino-Americano de Peixes de Cultivo).

A Aquishow Brasil
Ao todo, serão quatro dias de evento. Até quinta-feira, dia 26/05, o público poderá conferir uma extensa programação de palestras, minicursos, encontro acadêmico, premiações, competições, workshop e painel.

Além disso, no mesmo período, todos os visitantes poderão conferir 111 estandes comerciais, uma represa de 5 mil metros quadrados e um showroom, de mais de um hectare, com dezenas de viveiros escavados, revestidos e de terra.

Segundo Marilsa Fernandes, uma das organizadoras do evento, o formato inédito de unidade demonstrativa merece destaque, pois possibilitará aos visitantes conhecer e comparar máquinas e equipamentos usados no processo produtivo.

“Isso não existe em outro lugar. Foi um grande desafio para nós criar esse formato, pois partimos do zero. A ideia é tornar a Aquishow Brasil uma das cinco maiores feiras de aquicultura do mundo nos próximos anos”, afirma ela.

Na quinta-feira, dia 26/05, haverá uma premiação e uma confraternização no recinto de exposições, no período da noite.

Já na sexta-feira, dia 27/05, não haverá programação tampouco exposição de estandes – apenas uma visita guiada aos tanques-redondos da Fisher Piscicultura, em Riolândia (SP). Os participantes receberão alimentação e transporte, com saída de Rio Preto às 7h e previsão de retorno às 15h30.

Quem ainda não adquiriu seu ingresso, deve obtê-lo na bilheteria da Aquishow Brasil.

Programação desta terça-feira (24/05)

Às 7h
Credenciamento

Às 9h
Abertura oficial do evento

Às 11h10
Cerimônia de entrega do 1º Prêmio Personalidades Brasileiras de Aquicultura – Aline Brun & Geraldo Bernardino

Às 11h30
Palestra “Caminhos da Proteína Aquática para Consolidação do Brasil como um Grande Player do Pescado”, com o conferencista internacional, professor e escritor José Luiz Tejon

Das 14h às 15h30
Workshop “Sanidade Aquícola – Plano Nacional de Sanidade e os Desafios para sua Implantação na Aquicultura Brasileira”, com a PeixeBR (Associação Brasileira de Piscicultura) e o MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento)

Das 15h35 às 17h05
Painel “Papel e Contribuições das Mulheres para a Aquicultura Brasileira – Passado, Presente e Futuro”

Das 17h10 às 18h
AquaQuiz

Às 18h05
Entrega de certificados de menção honrosa aos participantes do 1º ELAPC (Encontro Latino-Americano de Peixes de Cultivo)

SERVIÇO
O que: 11ª Aquishow Brasil
Quando: De 24 a 27 de maio de 2022
Onde: Centro Avançado de Pesquisa e Desenvolvimento do Pescado Continental – Instituto de Pesca (Avenida Abelardo Menezes, s/nº, acesso pela Rodovia Washington Luís, Km 444, zona rural de Rio Preto, na região do antigo Instituto Penal Agrícola)
Informações: www.aquishowbrasil.com.br

Compartilhar