Vaca Octana FIV Cal, de Carlos Alberto Damasceno, é a Grande Campeã do Torneio Gir Leiteiro da EXPO Rio Preto 2022

0
17
Foto: Divulgação

Título de Reservada Grande Campeã ficou com a vaca RBD Mariana FIV, do pecuarista Silvio Pinheiro Queiroz

A 59ª EXPO Rio Preto teve seus primeiros animais premiados na tarde de quarta-feira, 19 de outubro, com a realização da final do torneio da raça Gir Leiteiro. O título de Grande Campeã foi para a vaca Octana FIV Cal, do pecuarista Carlos Alberto Damasceno, de Taquaritinga (SP), proprietário da Fazenda Santa Rita de Cássia.

Nas dez ordenhas realizadas ao longo do torneio, que teve início no dia 16 de outubro, Octana FIV Cal apresentou uma produção total de 174,190 quilos de leite, com uma média de 58,063 quilos.

Para Damasceno, a alta produtividade de seu rebanho é fruto de um trabalho que envolve genética, nutrição, sanidade, manejo e equipe formada. “É claro que precisa ter amor naquilo que faz e uma base familiar bem estruturada”, comenta ele, que hoje se desponta como o pecuarista paulista com melhor pontuação nas pistas de julgamento do Gir Leiteiro e o terceiro melhor do Brasil.

Outro animal de Damasceno que ficou bem pontuado no torneio leiteiro da EXPO é a vaca Cherry Santa Rita de Cássia, que venceu na categoria Fêmea Jovem com uma produção total de 150,630 quilos de leite e uma média de 50,210 quilos.

Na comemoração da conquista do título de Grande Campeã, o pecuarista de Taquaritinga, levou um banho de leite, não contendo a emoção. O alimento utilizado não era apropriado ao consumo humano.

Já o título de Reservada Grande Campeã da 59ª EXPO Rio Preto ficou para a vaca RBB Mariana FIV, do pecuarista Silvio Pinheiro Queiroz, com uma produção total de 164,050 quilos de leite e uma média de 54,683 quilos.

Dividido em três categorias – Fêmea Jovem (até 36 meses), Vaca Jovem (de 36 a 48 meses) e Vaca Adulta (acima de 48 meses) –, o torneio leiteiro contou com a participação de 28 animais, provenientes de sete criadores de São Paulo e Minas Gerais.