Maior evento de borracha natural do país

0
24
Fotos: Leandro Gaparetti

O 13º Ciclo de Palestras sobre a Heveicultura Paulista, realizado nos dias 24 e 25 de novembro, no Teatro Paulo Moura, em São José do Rio Preto reuniu mais de 400 produtores de seringueira, beneficiadores e a indústria consumidora. O evento organizado pela Associação Paulista de Produtores e Beneficiadores de Borracha (APABOR) é considerado o maior do setor de borracha natural do país. Simultaneamente, aconteceu a 5ª Feira do Agronegócio da Borracha com a participação de mais de 20 empresas expositoras.

Os dois dias de imersão foram pautados por palestras Técnicas, de Gestão, Legislação e Normativas, Inovações e Internacionais.    

Para o presidente da APABOR, Fábio Magrini é uma grande satisfação a realização da 13ª edição do Ciclo. “Mais uma vez trazemos este grande evento para Rio Preto, após dois anos de pandemia, realizamos um grandioso evento presencial, com uma programação composta por renomados palestrantes e temas atuais ligados a heveicultura nacional e internacional”, destacou Magrini.

Durante o 13º Ciclo de Palestras, uma importante iniciativa para o aproveitamento da semente de seringueira foi anunciada aos produtores de borracha, a instalação da primeira usina de biocombustível do mundo em Rio Preto, resultado de um estudo inédito para a produção de um biodiesel extraído do óleo da semente de seringueira, através de uma parceria entre duas universidades públicas e uma empresa de agronegócio da cidade. O pesquisador, André Gallina, responsável por liderar o estudo foi homenageado com o “Prêmio Paulo Gonçalves” pelo importante projeto que é mais um aliado para a diminuição de emissão de gases poluentes.

 

 

 

O evento foi destaque na edição de Dezembro/Janeiro da Magazine AgroFest.