Foto Divulgação

China, países do Oriente Médio e Estados Unidos foram os maiores compradores, somando mais de 2,8 mil de toneladas de carne Angus exportadas no período

As exportações brasileiras de carne angus certificada atingiram um volume recorde em 2023. No total, foram comercializadas 2,8 mil de toneladas, representando 68% de crescimento se comparado ao volume exportado em 2022 (1,8 mil ton). Entre os cortes vendidos, estão o entrecot, contra-filé, filé mignon, além de cortes do dianteiro.
Segundo a Associação Brasileira de Angus, a China continua sendo o principal consumidor dos cortes Angus, com 43% na participação no volume exportado (1,2 mil ton). Em seguida vêm os países do Oriente Médio, como Arabia Saudita e Emirados Árabes, que responderam por 21,5% das compras, e os Estados Unidos, com 13% das importações. Além da abertura de novos mercados, como Espanha e República Democrática do Congo. “Tivemos dois destaques esse ano: o fortalecimento expressivo das exportações para o Oriente Médio, fruto de um trabalho realizado pela Associação, e a retomada das vendas para os Estados Unidos. A relação com o mercado norte-americano tem potencial muito grande para o Angus, que é o do produto industrializado”, disse Ana Doralina Menezes, gerente nacional da carne Angus.
O desempenho Angus também fechou em alta. Os abates tiveram crescimento de 8,9%, com mais de 502 mil cabeças abatidas em 2023, e volume de produção de 41 mil de toneladas de carne angus, incremento de 15%. Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso e Goiás lideram o volume de abate, nesta ordem.

Programa Carne Angus Certificada – 20 anos
O ano de 2023 foi marcado pelas comemorações dos 20 anos do Programa Carne Angus Certificada, comandado pela Associação Brasileira de Angus, que opera com abates em 49 frigoríficos, pertencentes a 25 indústrias parceiras, em 11 estados brasileiros. Contabilizando os números nestes 20 anos, o programa acumula mais de 5,5 milhões de animais Angus abatidos, 27 mil produtores participantes, 35 países compradores e faturamento superior a US$ 54 milhões. “O Programa Carne Angus Certificada é um case de sucesso, que valoriza a genética Angus, oferecendo ao mercado uma carne premium certificada, integrando a cadeia produtiva e gerando reconhecimento e valorização de todos elos da cadeia produtiva da pecuária”, diz a gerente.

Compartilhar