Fotos / Arquivo: Speedrite

O mercado de cerca elétrica em países onde a tecnologia está desenvolvida e madura, como em vários países da Europa, pioneiros na tecnologia e reconhecidamente mestres em manejo de pastagens, é muito grande, chegando a ser o terceiro maior faturamento dentro de grandes revendas.
“A cada dez produtores que converso, nove me relatam insucessos com a tecnologia cerca elétrica em suas propriedades” comenta Ernesto Coser Netto, gerente comercial da Speedrite, empresa especializada em cerca elétrica.
Ernesto Coser Netto, gerente comercial da Speedrite, empresa especializada em cerca elétrica

Subdivisão de pastagens é a primeira ferramenta a ser utilizada quando se pensa em aumentar sua produtividade, mas o custo de construção de uma cerca convencional com 5 fios e lascas a cada 5m, custa em torno de R$ 8.000,00 por km, somando custo de mão de obra, madeira e arame. O número de fios a serem usados, também depende do tipo de animal que deseja conter, se são animais adultos ou jovens. Se a propriedade fica em regiões que ocorrem secas é necessário passar um fio ligado ao aterramento na cerca, para que o fio aterrado faça o papel do solo, que sem umidade ou muito arenoso não tem condutividade.

Este alto custo faz com que poucos proprietários subdividam suas fazendas para poder otimizar o pasto. O que poderia aumentar em muito a lotação da fazenda e logicamente sua produtividade. Apesar da subdivisão de pastagens essa seria a primeira ferramenta a ser utilizada nas fazendas para aumentar a produtividade delas.

Os animais respeitam a cerca elétrica se ela estiver maior que 3.000 volts, menos que isto você não tem cerca. E quanto maior a voltagem na cerca melhor. Não podendo ultrapassar 12.000 volts, que pode trazer risco aos animais. A amperagem nestes equipamentos não pode ultrapassar 0,025A, é o que determina a Organização Mundial de Saúde – OMS.
Animais mais reativos, são facilmente contidos, já os mais dóceis e mansos, são os que dão mais trabalho, pois estão sempre alerta procurando por oportunidades de fuga. Mas, se o choque for eficiente, tanto animais reativos ou mansos, serão contidos. Se os animais não estão respeitando a cerca elétrica é por que o choque está baixo.