Foto: Divulgação

O ano de 2018 foi marcado como um dos mais difíceis de nosso setor. As empresas avícolas em atuação no Brasil enfrentaram dificuldades como escândalos de corrupção, greves no setor de transportes e embargos de grandes compradores de carne de frango do Brasil, como Europa e China. Mesmo assim, temos muito a comemorar. O setor da avicultura provou, mais uma vez, aos olhos do mundo, o quanto é forte e profissionalizado.
Muito mais se espera desse novo ano, em que especialistas acreditam que a América do Sul entrará definitivamente no rol de países em franca expansão para os próximos cinco anos. O Brasil, em primeiro lugar, por ter um setor produtivo bem preparado e automatizado, com grande população e agronegócio consolidado. Em segundo lugar, está em destaque também a Argentina, por estar passando por um momento de transformação política e por ter um presidente desenvolvimentista e com visão empreendedora.
A Colômbia será também um grande “player” por já estar mais adiantada nesse processo de liberalização da economia, por ter as instituições bem funcionais e por ser a segunda maior população da região, depois do Brasil. E, por fim, o Peru vem nesta esteira de crescimento, com grandes perspectivas de consolidação de sua economia.
A avicultura precisa olhar atentamente para a região sul-americana, que oferece inúmeras oportunidades para o crescimento de nosso setor. O Brasil tem se consolidado como plataforma de exportação de material genético de qualidade, agregando valor à produção de países de todo o mundo, e por isso é fundamental que também estejamos atentos a esta rica parte de nosso continente.
Temos potencial para seguir exportando, também de nosso País, capacitação para profissionais que atuam na área avícola, estendendo para os países vizinhos os sofisticados conhecimentos e o excelente nível técnico com que trabalhamos por aqui. Também, há ainda uma enorme oportunidade de compartilhar nossas políticas de biosseguridade, marca que diferencia o Brasil da grande maioria dos exportadores de carne de frango, e que nos levaria a contribuir ainda mais com a profissionalização de nosso setor.
Para 2019 temos apenas ótimas expectativas. Seremos mais positivos, com mais energia e ainda mais otimistas, tanto em nosso setor quanto em nosso governo e instituições. O Brasil é referência no agronegócio mundial e tem a chance de voltar a trilhar o caminho do franco desenvolvimento, para se tornar a quinta potência econômica mundial. E seguimos juntos, acreditando em nossa missão máxima de levar proteína saudável, sustentável e acessível para toda a população mundial!


Por, Jairo Arenazio
Diretor Geral da Cobb-Vantress para a América do Sul

Compartilhar