Fotos: Leandro Gasparetti

O Angus é um animal britânico, que se originou da região escocesa, e foi trazido ao Brasil a partir dos pastos do Rio Grande do Sul, região considerada importante centro da criação da raça no país. Devido à qualidade da carne, à eficiência na conversão de alimentos, ao elevado rendimento de carcaça, a raça Angus é muito apreciada para cruzamentos.
Sendo que a raça possui duas variedades de pelagem, uma escura e outra avermelhada, conhecidas por Aberdeen Angus e Red Angus, respectivamente. As características são praticamente as mesmas, podendo até, uma vaca e um boi com a mesma pelagem procriarem um bezerro de pelagem oposta.

O Angus é famoso pelas virtudes de precocidade sexual, a partir de 12 meses já pode procriar, mas o aconselhável é a partir do 15 mês; velocidade no ganho de peso, sendo comum machos com 18 a 20 meses pesarem 450kg, ideal para abate; mais resistente a enfermidades e de fácil adaptação, sendo que os bezerros nascem pequenos, mas ganham peso rapidamente.

“Optamos pela Angus após longa pesquisa e, constatarmos que existe uma grande demanda no país pela carne da raça, com programa de carne certificada feita pela Associação da Angus, além de ser a raça que mais vende sêmen no país. Tanto que as primeiras espécies da raça trouxemos dos Estados Unidos e, hoje, o foco é para produção de genética, venda de fêmeas para doação de embrião, os touros a produção para monta a campo e central de sêmen, sendo tudo produzido na propriedade e, recentemente, a criação da raça Ultra Black, que é o cruzamento do Angus com a Brangus, onde somos pioneiros no Estado de São Paulo com a implantação da raça” explica Rednilson Moreli Gois, médico veterinário e responsável pela reprodução e genética Angus, da Terras de São José.

criação da raça Ultra Black

Qualidade de Carne
A ótima qualidade de sua carne é evidenciada por sua formação precoce, que aos 12 meses o animal da raça já pode ter vida sexual ativa e, também já terá cobertura estruturada de sua carcaça. O Angus produz um animal com alta qualidade de carne, apropriada não só para o mercado interno, como também para o mercado externo.
O Angus apresenta de 3 a 6 mm de gordura (exigências europeias) e sua carne é marmorizada (gordura entremeada na carne), o que lhe confere a já famosa maciez e sabor. A perfeita e uniforme distribuição da gordura no tecido muscular lhe confere um aspecto muito mais atraente e sabor singular. A importância dessa distribuição é exaltada quando da sua preparação: a gordura se derrete parcialmente pela ação do calor e impregna a parte magra, melhorando apreciavelmente seu valor, tornando-a tenra e apetecível.
Tanto que em 2003 foi criado o Programa Carne Angus Certificada, que certifica animais da raça, baseado em aspectos técnicos como a comprovação do sangue angus, além disso, os animais abatidos atendem às exigências de acabamento de carcaça e idade. Sendo aprovados somente os exemplares mais jovens. A estimativa é que a cada ano, aumente cerca de 20% o cadastramento de animais, sendo que em 2017, cerca de 500.000 animais foram cadastrados, ou seja, cerca de 30.000 toneladas equivalente de carcaça. Essa certificação não serve apenas para os criadores, como também para os frigoríficos, que chegam a bonificar em até 12% os animais certificados.