Quando o assunto é leite, geralmente associamos apenas ao leite de vaca. No entanto, existem diversos tipos, de origem vegetal e de outros animais, como o leite de cabra que possui propriedades nutricionais e benefícios à saúde. O leite caprino contribui com a formação dos ossos, na prevenção da osteoporose por ser rico em cálcio, vitaminas e alto valor biológico. Em outros sentidos, destaca-se também a criação caprina por ter valores mais atrativos aos produtores e um retorno financeiro maior.

Em São José do Rio Preto, a caprinocultura leiteira de um dos maiores produtores de leite da região é realizada de forma intensiva, ou seja, em confinamento. Esse sistema de produção é feito em apriscos, que são estruturas de piso suspenso e ripado, sua vantagem é que o animal não fica em contato com as fezes, evitando possíveis contaminações, além de facilitar a limpeza do local. “O animal se desloca menos e reserva energia, aliado à alimentação de qualidade e a boa genética, o resultado é um processo produtivo maior e mais seguro para prevenção e controle de verminoses”, explica o médico veterinário da Caprimilk, Dr. Guilherme Gonçalves Fabretti Santos.


Dr. Guilherme Gonçalves Fabretti Santos, médico veterinário da Caprimilk

A Caprimilk é especializada na produção de leite de cabra e fabricação dos subprodutos, a empresa é referência no país, porque cuida de toda cadeia produtiva. “Poucas propriedades fazem o que a gente faz, produzimos parte do alimento, criamos os animais, tiramos o leite com ordenha mecânica, o mesmo vai para o nosso laticínio onde também são feitos seus derivados, tudo é vendido e entregue por nós”, explica o criador e empresário, Sérgio Mahfuz.

No capril da Caprimilk, as cabras são da raça Saanen, considerada a mais leiteira do mundo. “ É um animal que tem uma elevada persistência de lactação, isto é, fica muito tempo dando leite, 10 meses, 305 dias”, explica o veterinário.

Produção leiteira: uma cabra produz em média de 4 a 6 litros de leite/dia, a ordenha é feita pela manhã. O animal tem vida produtiva de 6 a 7 anos, após esse tempo começa a ficar mais velho e propenso à distúrbios metabólicos, o que ocasiona uma diminuição do leite.

Valores: Apesar de um custo maior implicado à criação, o retorno é muito bom comparado ao leite de vaca. O valor do litro varia em R$ 8,50 à R$ 9,00.

Fotos: Leandro Gasparetti