Fotos: Leandro Gasparetti

O Gir é reconhecidamente o zebuíno de maior produtividade leiteira em clima tropical. A raça vive um momento de destaque por apresentar características adequadas, oportunas e peculiares para alcançar crescentes níveis de progresso na pecuária leiteira mundial. Por ser uma raça originária da Índia, um país tropical, e com muitas semelhanças das condições edafo-climáticas brasileiras, o Gir encontrou no Brasil ambiente propício para expressar seu potencial na produção de leite.
​​​​​​Tradicionalmente é um grande fornecedor de genética leiteira, tanto por suas qualidades raciais específicas, quanto para servir de base para a fundação de outras raças como a Girolando. A raça Gir é vastamente utilizada nas principais bacias leiteiras do Brasil como os estados de Minas Gerais, Goiás e São Paulo e em outras regiões.

Trata-se de um animal rústico, de porte médio a grande, com pelagem variada, que possui boa adaptação a adversidades e que suporta altas temperaturas e variações na umidade do ar. Por se tratar de uma raça zebuína com características desejáveis, Gir é a raça mais utilizada nos cruzamentos de linhagens.

Esta raça foi introduzida no Brasil com o objetivo de produção de carne. Mas nos dias de hoje, graças à seleção realizada por criadores e pesquisadores, é de dupla aptidão. Sendo assim, existem rebanhos selecionados, exclusivamente, para corte e para leite, e também rebanhos mestiços, consequência do cruzamento desta raça com animais europeus, seja para carne ou leite.

Em Bady Bassit- SP, Paulo Sérgio Barufi é selecionador de GIR desde os seis anos idade quando acompanhava o pai, respeitado e saudoso girista da região Jazi Barufi no manejo do gado.  Os animais do selecionador são de dupla aptidão, diversos premiados, participam de competições, exposições e são usados para o cruzamento e reprodução com touros Holandeses, resultando em animais da raça Girolando. Baruffi também comercializa os bezerros após o desmame.

Agora em maio, durante a 87ª edição da Expo Zebu, o girista receberá o título do ‘Mérito Pecuário Expo Zebu 2022’, uma homenagem e reconhecimento da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) pelas credencias de Paulo Sérgio Baruffi.

*Matéria publicada na edição 47- Abril/Maio 2022

Compartilhar