Com um agronegócio diversificado, a região de São José do Rio Preto é estratégica para a expansão da produção de ovinos. Como parte das ações que visam fomentar a cultura ovina na região noroeste paulista, a APOVINOS (Associação Noroeste Paulista de Ovinocultores), a Prefeitura de Rio Preto, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, e a ASPACO (Associação Paulista de Criadores de Ovinos), firmaram uma parceria de prestação de consultoria técnica para os criadores associados de ovinos da região, visando o melhoramento genético das raças.
O objetivo é realizar um plano de trabalho individual em cada propriedade, tendo em vista a singularidade característica de cada uma, sendo umas distintas das outras, com o propósito de levantar informações, os pontos fracos e os pontos fortes, as oportunidades de mercado na região, as ameaças e o protagonismo de cada uma em sua atividade, por isso, a parceria se torna de suma importância, para fazer esse trabalho e fornecer essas “ferramentas” paras os ovinocultores.
Uma estrutura como a da ANPOVINOS dá condições para o ovinocultor mostrar o seu trabalho e com perspectivas de se tornar um centro de comercialização, como já existe em outras regiões do Estado.
“Nosso foco é incentivar atividade, principalmente entre os pequenos e médios criadores, para que essa se torne uma atividade geradora de renda no campo a ser difundida na nossa região”, afirmou Paulo Vianna, presidente da Associação Noroeste Paulista de Ovinocultores.
A parceria entre a ASPACO e a ANPOVINOS, é resultado de um trabalho que vem sendo desenvolvido desde a FENOVI em 2021. “Com foco em genética, padronização dos animais, trazendo qualidade e rentabilidade para o ovinocultor, a partir de agora, vamos contar com o diagnóstico geral em 15 propriedades de associados da ANPOVINOS, a fim de começar 2023, dentro do replanejamento de melhoria genética junto a esses criadores. Esse é o papel que a Secretaria de Agricultura vem fazendo no quesito apoio técnico junto aos criadores de ovinos”, salienta o Secretário de Agricultura e Abastecimento, Pedro Pezutto.
O presidente da ASPACO, Francisco Manoel Nogueira Fernandes destaca que a cidade de São José do Rio Preto tem um grande potencial de consumo do produto ovino, e as propriedades da região onde existem várias alternativas de agronegócio, a ovinocultura se encaixa perfeitamente. “O projeto desenvolvido para Rio Preto, será um piloto para esta nova fase da ovinocultura na região e que tem tudo para dar certo. A ASPACO conta com o apoio de uma equipe técnica capacitada para compartilhar informações, coordenar eventos e promover desenvolvimento da ovinocultura”, pontua Francisco.